terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia Mundial do Animal

Hoje celebra-se por todo o mundo o Dia do Animal.
Para mim, este dia é como o Natal: é quando o homem quiser.
O bem estar dos animais só depende dos humanos. De tratar, cuidar e amar dos que escolhemos para partilhar a nossa casa e respeitar e preservar os que estão na natureza.
Escolho este dia para me lembrar ainda mais sobre as condições miseráveis em que muitos animais vivem, sem nunca terem tido um brinquedo, ou um carinho sequer.
Esses eu gostava de os levar todos para casa. Nessa impossibilidade este ano decidi oferecer uma saca de ração a uma instituição. É uma gota no oceano, eu sei, mas é o que me é permitido economicamente falando. E era tão bom que mais pessoas fizessem o mesmo, e não por ser apenas este dia mas porque os animais precisam. Sinto que é o mínimo que posso fazer.
E isto não é nada de novo, ao que parece este dia foi escolhido durante uma convenção de ecologistas em Florença, corria o ano de 1931, com o principal objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de preservar e proteger todas as espécies, lutando principalmente contra o abandono e extinção das espécies. É o dia de S. Francisco de Assis - o santo padroeiro de todos os animais e do meio ambiente.
É também o Dia do Veterinário.
Por todo o mundo este dia é assinalado com programas alusivos ao tema e campanhas de adopção responsável por parte de várias instituições e algumas autarquias, sendo que ainda por iniciativa destas últimas, é possível administrar gratuitamente vacinas antirrábicas, desparasitação e microchips aos novos amigos.
Tudo boas razões para ter um fiel amigo!

Imagem: www.google.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário