No início do ano, o meu cãopanheiro ficou muito doente. E eu desesperada por vê-lo assim.
Um dia, cheguei a casa depois de um dia de trabalho, e em vez de um cão feliz e saltitão por me ver, tinha um cão que estava pela primeira vez apático.
O quintal estava cheio de sangue pelo chão e os aposentos reais do dito cujo estavam todos vomitados. Um cenário dos infernos...
Sem pensar muito, enfiei-o dentro do carro e fomos imediatamente para a clínica veterinária.
Diagnóstico: Colite
No relatório da clínica: "o cão passou o fim-de-semana na casa dos avós, onde ingeriu o que não devia".
Ora bem, eu não sou mãe, mas sempre ouvi dizer que os pais educam e os avós deseducam... Foi na casa da avó que o cão ficou a saber que afinal pão é bom, mas se for com manteiga, queijo ou linguiça é ainda melhor! Descobriu também que aquelas coisas redondas nos pacotes plásticos que fazem barulho se chamam afinal "bolachinha maria". De tal maneira que vira a cabeça à exorcista cada vez que ouve um pacote de bolachas, a quilómetros de distância. E já nem falando do resto, que até já o apanhei a degustar tiririca de galinha. Enfim...
Muitas radiografias, quatro dias seguidos a ir à clínica fazer exames e levar injecções com antibióticos e analgésicos, e a possibilidade de fazer uma endoscopia, ou ainda de ser operado.
Felizmente não foi necessário fazer muito mais, ele estabilizou e voltou ao normal.
A veterinária questionou se eu tinha alterado a ração dele, e respondi que sim, misturava na altura ração da Royal Canin (que mandava vir online), com uma ração de supermercado de marca até bem conhecida, mas de fraca qualidade pelo que vim a comprovar.
Mas aprendi uma lição: não vale a pena tentar comprar ração mais barata, ou de qualidade inferior porque acabamos por gastar o triplo em veterinário.
Informei-me com a veterinária, e percebi que se mantivesse disciplina e algum rigor na alimentação dele, era possível proporcionar-lhe uma vida mais saudável e ainda poupar algum dinheiro.
Nessa altura decidi levar a questão da comida caseira para o cão mais a sério.
Foi necessária alguma pesquisa sobre o tema para decidir que alimentos seriam os escolhidos para introduzir na dieta dele, uma vez que existe uma vasta lista de alimentos proibidos.
No andar da carruagem vou partilhar algumas das receitas que faço!
![]() |
Imagem: https://pt.pinterest.com |
Sem comentários:
Enviar um comentário